Discussão sobre o Plano Diretor de Aracaju continua paralisada

sábado, 9 de março de 2013


PDDUS é essencial para as grandes transformações da cidade


Viaduto do DIA: Obra que modifica o fluxo da cidade (Foto: Divulgação)

A discussão sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável (PDDUS) de Aracaju está paralisada na justiça. Entre críticas à condução do processo pela Câmara de Vereadores e a normas presentes na proposta, o fato é que a capital sergipana ainda não tem uma versão atualizada de um documento essencial para o planejamento da cidade.
Audiência pública realizada em março de 2012
Foto: Adcar
Segundo o Estatuto da Cidade, Lei que estabelece diretrizes gerais da política urbana no país, o plano diretor se define fundamentalmente como o “instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana”. Parte integrante do processo de planejamento municipal se constitui na diretriz fundadora dos princípios de atuação dos setores públicos e privados. Essa prioridade dirigida ao plano diretor tem por objetivo impedir a ocorrência de abusos por parte do Poder Público na disciplina do direito de propriedade.
O processo de elaboração de um plano diretor deve priorizar a participação popular. É responsabilidade dos poderes, Legislativo e Executivo, a promoção de audiências públicas e debates, assim como a publicidade quanto aos documentos e informações produzidas durante todo o processo. A cada dez anos, todo plano deve ser revisto para adaptar a cidade às transformações vividas no período.
O plano diretor é obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, que sejam integrantes de regiões metropolitanas, que esteja em áreas de interesse turístico ou situadas em locais vulneráveis à ocorrência de deslizamentos. 
O Estatuto da Cidade prevê ainda que em cidades com mais de 500 mil habitantes, deve-se criar “um plano de transporte urbano integrado, compatível com o plano diretor ou nele inserido”. A cidade de Aracaju, com 571.149 habitantes (Censo 2010/IBGE), ainda não conta com um Plano de Mobilidade Urbana.
Evolução populacional de Aracaju (Fonte: IBGE)
É papel do plano diretor, estabelecer a forma como se deve ocorrer a ocupação urbanística, através do estabelecimento de áreas (residencial, comercial, industrial, etc.) e zonas, que se destinam a observar o processo de ocupação a partir da estrutura urbana disponível. Ou seja, nos locais onde os equipamentos e serviços urbanos (água encanada, esgoto, macrodrenagem, entre outros) são limitados, o coeficiente de ocupação tende a ser mais baixo que o dos locais dotados da infraestrutura urbana necessária.

Confira o PDDUS em vigência. Clique aqui!

Texto: Fernando Moreira de Souza
Edição: Keizer Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010