Obras de construção do canal Costa do Sol estão paralisadas

terça-feira, 12 de março de 2013

Placas que contêm informações sobre a obra do Conjunto Costa do Sol  (Foto: Fernando Moreira)
 Iniciada em 2012 e prevista para ser entregue no dia 02 de março de 2013, as obras do canal do conjunto Costa do Sol não tem previsão de entrega. A expectativa dos moradores é que a obra acabe com os seguidos alagamentos ocorridos nos períodos de chuva mais intensa, que alagam as ruas do bairro e invadem as casas, causando transtornos e prejuízos.
No ano de 2011, após muita luta dos moradores, o então prefeito Edvaldo Nogueira assinou a Ordem de Serviço para as obras do canal, que foram iniciadas no ano de 2012.  
Buraco no canteiro central  (Foto: Fernando Moreira)
No entanto, quem passa pela Av. Melício Machado, próximo ao Conjunto Costa do Sol, logo nota a presença de peças de alvenaria depositadas no canteiro da avenida, deixadas no local desde que as obras de construção do canal foram paralisadas. Grande parte desses bueiros está sendo utilizada para a delimitação dos retornos da rodovia, já que a primeira etapa do serviço destruiu parte do canteiro, para que os veículos pudessem circular durante a execução dos trabalhos.
 Somado a isso, a existência de um buraco no canteiro central da Melício Machado incomoda os moradores. A aparência escurecida e o cheiro desagradável denunciam a presença de resíduos domésticos na água acumulada no buraco.
A estudante universitária Luíza Menezes, de 18 anos, disse que as obras de construção do canal estão paralisadas há pelo menos três meses. Moradora do Costa do Sol há sete anos, Luíza bem sabe o que foram as enchentes que atormentaram a vida da comunidade. “Em uma dessas enchentes, meu quarto foi embora!”. A estudante aponta ainda que desde o início da ampliação do canal na Av. Heráclito Rolemberg e da construção de outro na Av. Hildete Falcão, ambas no Bairro Atalaia, a situação do Conjunto melhorou bastante.
Visão geral do esgoto a céu aberto  (Foto: Fernando Moreira)
 A assessoria da EMURB foi procurada para prestar maiores esclarecimentos, contudo ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
 A construção teve como base de financiamento, verba da Prefeitura de Aracaju e incentivos do PAC 2 do Governo Federal por vias do Ministério das Cidades. A obra que teve início em maio de 2012 estava com data de entrega prevista para o último dia 2 de março, fato que não se consumou, claro, devido aos sucessivos atrasos em sua execução.
 

Texto: Samara Pedral dos Santos
Edição: Luzia Nunes Barreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010