Futebol de robô une estudantes de ensino médio e robótica

quinta-feira, 14 de março de 2013

Futebol é uma paixão nacional que cresce cada vez que a bola balança a rede. Ou quando uma bola virtual atravessa uma baliza também virtual, num campeonato de futebol de robôs por simulação. Num software simulador, os robôs têm a função de obedecer aos comandos de seus "treinadores", atuando em campo conforme uma tática determinada por linguagem de programação.

Alunos atentos acompanhando o futebol de robôs
(Foto: Saullo d'Anunciação)

Dia 2 de março, aconteu a decisão do II Campeonato Sergipano de Futebol de Robôs por Simulação. Com o objetivo de popularizar a ciência, o campeonato atraiu estudantes de escolas públicas e particulares de todo o estado. Equipes com até 5 alunos do ensino médio, supervisionados por um professor da mesma escola, puderam se inscrever na competição, que contou com 24 times. Em formato de eliminatória, a competição chegou a último dia com apenas 4 times.

A competição teve início um mês antes, com a preparação dos alunos pela equipe organizadora. Foi ministrado um curso de formação, explicando o funcionamento da programação do simulador [o software que viabiliza as partidas]. Depois, os times tiveram tempo para preparar as estratégias de suas respectivas equipes, uma etapa fundamental, pois quando “a bola rolava” os comandos que definiam a atuação dos robôs não podiam ser alterados. Só restava torcer.
 
Com a organização do Grupo de Pesquisa em Robótica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnologica do Estado de Sergipe (Fapitec), a iniciativa foi exitosa pois apesar do clima de competição, o que caracterizou a disputa foi o espírito de colaboração entre os participantes. Lucas Molina, professor do Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e um dos organizadores do projeto, avalia que o Campeonato aproximou a robótica das escolas que não têm estrutura física para tal prática. “O simulador  possibilita que os alunos façam uma relação entre os conhecimentos adquiridos na matemática e na física [cálculos e plano cartesiano, por exemplo] com uma atividade prática e agradável”.


Troféus para os campeões
(Foto: Saullo d"Anunciação)

Quem montou melhor as estratégias e levantou o troféu foi equipe Japashow. Após ficar com o vice-campeonato na edição de 2010, o time conquistou o título em 2013, vencendo o Ciberamadeus (equipe revelação) na grande final.

Repórter: Saullo d"Anunciação
Editor: Victor Rolemberg França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010