A implantação do Novo Acordo Ortográfico

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Três anos para se adequar ao novo prazo
 Por Leila Dolif

A obrigatoriedade do Novo Acordo Ortográfico só entrará em vigor em 2016. O prazo foi assinado em 2008 e estava para entrar em vigor no início de 2013. Um grupo de senadores reuniu-se com a ministra-chefe Gleisi Hoffmann, para pedir adiantamento do acordo, em outra reunião com representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Cultura e da Casa Civil, definiu que o acordo vai começar a valer daqui a três anos. O porquê do adiantamento é para ajustar o prazo brasileiro com o de Portugal e também para que o acordo seja completamente aplicado no país. 

Foto: Leila Dolif

Para o professor do Colégio Vinícius de Morais, no bairro Rosa Elze, São Cristóvão, Magno Correia, o Brasil usa o novo acordo ortográfico como uma estratégia de conquista de hegemonia cultural. “O Brasil passar de ser explorado para ser explorador, o líder do MERCOSUL, o líder dos países emergente, o líder dos países falantes de Língua Portuguesa. Por uma questão cultural, de metrópole, ai o Brasil inverte essa liderança e para Portugal engolir isso, é muito mais difícil porque está mexendo com ego deles. Então, para tirar “c” da palavra facto, que para nós já caiu há muito tempo, para eles esse “c” é uma marca da cultura deles”, comentou Magno.

O professor ainda completa que o acordo não é, portanto, uma preocupação grande para os brasileiros, as dúvidas e dores de cabeça relevantes estão do outro lado do continente, quem mais sofre com a adaptação são os portugueses. Contudo, as dificuldades de aprendizagem e incorporação das mudanças não ficam ocultas. De acordo com a graduada em Língua Portuguesa na Faculdade São Luiz, Sandra Santos, que atualmente não exerce a profissional dentro das salas de aula, atua como professora de reforço escolar diz,o maior problema de meus alunos são as palavras que perderam acento e quando não sei alguma palavra recorro a gramática atualizada”. Já para Magno e seus alunos o problema é o hífen, veja no vídeo a explicação do professor de Língua Portuguesa: 



Os debates existentes nas escolas sergipanas já não são sobre ortografia e sim sobre métodos e conteúdo de como tratar a gramática na sala de aula. Para um profissional de letras o novo acordo ortográfico já foi superado. Crianças que estão sendo alfabetizadas nesse tempo não terão empecilhos, entretanto para um estudante de ensino médio será trabalhoso reaprender as palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010