O esquecido Navio Heráclito Dantas causa desconforto para a população de Barra dos Coqueiros

segunda-feira, 15 de abril de 2013


O H.Dantas tirou a visibilidade da capital sergipana e os riscos de contrair doença do mosquito da dengue é um fator preocupante para a população.

 por Leila Dolif

Foto: Leila Dolif
Histórico 

O navio Heráclito Dantas ancorou no porto do Rio Sergipe na Barra dos Coqueiros a 3 km da capital há aproximadamente cinco anos atrás, com a pretensão de fazer reparos no navio.
Segundo informações contidas no site da H. Dantas, a navegação e a história do Grupo H. Dantas se cruzam em 1914, quando o fundador Heráclito Dantas de Oliveira, refletindo sobre um meio de transportar produtos de sua cidade, Aracaju/SE, para outras capitais brasileiras, decidiu-se pela aquisição de barcos de madeira. Nascia a H. Dantas Navegação. Sempre acreditando em seus propósitos e com grande senso de oportunidade, a H. Dantas resolve diversificar suas atividades, inaugurando em Barra dos Coqueiros – Aracaju o estaleiro que leva seu nome ativo no reparo e construção de embarcações, fomentando o desenvolvimento da região e do setor.
Em 1978 a H. Dantas incorpora seu primeiro navio graneleiro de médio porte – 16.000 TPB, batizado de Heráclito Dantas, em homenagem ao fundador e se afirma como pioneira no moderno acondicionamento de carga.
A nossa equipe compareceu no Estaleiro Santa Cruz, da empresa H. Dantas Construções e Reparos Navais, todavia nossa entrada foi impedida. As informações que obtivemos constam que o navio funcionava como cargueiro de soja, grãos, sal, trigo e outros e que todas as cargas foram retiradas, o que encontra lá dentro ainda são equipamentos que os marinheiros fazem manutenção.



Foto: Leila Dolif


O navio que transportaria carga do Rio de Janeiro para Sergipe foi ancorado no estaleiro para ser consertado, sendo esquecido pela empresa responsável e atrapalhando a vida dos moradores da região. As reclamações são idênticas dos moradores ouvidos, causa insegurança para a saúde das pessoas devido ao tempo que está sem higienização, tornou-se abrigo para vários insetos e roedores. O comandante Anderson Tavares, ajudante do capitão dos portos de Sergipe [Berivaldo Vieira], informou que a Capitania enviou um aspirante ao local com a finalidade de fazer uma fiscalização, no qual, foram encontrados focos do mosquito da dengue. Além dessas reclamações, há ainda a visibilidade que não tem mais de Aracaju, “sinto saudade de quando ficava na porta de casa e avistava Aracaju, agora está tudo tapado”, falou com tristeza uma moradora.
Foto: Leila Dolif
Revolta da População

Jaciara Santos Silva


Crianças e os alunos e da Escola Municipal Profª Maria do Céu Sales de Andrade brincam e se divertem ao redor do navio sem noção do perigo. Para a funcionária da escola, Jaciara Santos Silva, é um risco visível que precisa ser tratado pelas autoridades, “não nos traz benefício algum, muito pelo contrário. Não tem nenhum valor positivo, só negativo” afirma Jaciara.






Alysson Souza



A indignação da população é tão intensa que foi elaborado um abaixo-assinado pelos pelo então vereador, da cidade, Alysson Souza do PSD com o apoio dos moradores para que seja retirada do navio que atrapalha a visão da capital Aracaju. “A situação é de calamidade, os moradores não podem continuar convivendo com isso, além de não trazer nenhum tipo de beneficio, só atrapalha a visibilidade e põe em risco a saúde de todos que moram próximos”, destaca o vereador.

Além disso, Alysson coloca que em conversa com um dos responsáveis da empresa H. Dantas, o navio estaria praticamente vendido, dependendo apenas da liberação do tribunal marítimo, localizado no estado do Rio de Janeiro. O vereador ressalta ainda, que a empresa demitiu vários funcionários que trabalhavam na manutenção do navio, alegando falência e que inclusive vive com problemas de conflitos internos.

De acordo com as informações encontradas no site blog de Wesley Dantas, http://wesleydantasfotografia.blogspot.com.br/, o Heráclito Dantas é “um navio cargueiro de pequeno porte da H. Dantas Navegação, com 140 metros de comprimento e capacidade para transportar 15 toneladas. A embarcação chegou à Aracaju na madrugada do dia 07/06/2008, depois de 10 dias de viagem. Segundo o superintendente da H. Dantas Navegação, Raimundo Nonato de Araújo Pereira, o navio, conhecido como Heráclito Dantas, estava há três anos parado.

Tanto tempo se passou e nada foi feito, enquanto isso o navio está se decompondo, saltando ferrugem e poluindo o Rio Sergipe, e em tempo de chuva acumulando água dentro dele. Apesar de formar uma paisagem, de certo modo bonita, os problemas são ocultos entre as cores das imagens, mas a população leva nas costas as toneladas de um navio esquecido às margens do Rio Sergipe.
 
Foto: Leila Dolif



Um comentário:

pccomando águia dourada disse...

Realmente. É um absurdo, um navio se deteriorar, por em risco a vida e a saúde da população e ainda encobrir a beleza da ilha.

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010