A Importância das aulas práticas na Formação dos Universitários

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Placa de indicação do Campus Rural

Alunos dos cursos das Ciências Agrárias da Universidade Federal de Sergipe têm a oportunidade de terem aulas práticas para aperfeiçoarem o conhecimento. Elas contam com vários tipos de maquinários que são usados no campo por profissionais destas áreas, e é através do Campus Rural da UFS que esses estudantes têm acesso aos implementos agrícolas necessários.
Trator utilizado por alunos nas aulas
Uma boa formação acadêmica é muito importante para a vida profissional de qualquer pessoa, e saber aproveitar o conhecimento das aulas práticas que os cursos superiores oferecem, pode ser um fator muito importante quando este profissional for procurar seu primeiro emprego. Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, a preparação educacional é muito importante para se fixar como um bom profissional. O ambiente de trabalho exige cada vez mais formação técnica e superior, e é durante essa fase que deve-se aproveitar as oportunidades para sair das academias com um bom preparo.
E é por conta destas exigências que os candidatos devem ter uma capacitação teórica e prática, que cada vez mais os cursos estão conciliando estes tipos de aulas. Muitos cursos superiores ofertam disciplinas que as aulas são lecionadas de forma prática, onde os alunos têm a oportunidade de sair da sala e ir para o campo aprender o conteúdo. A exemplo dos alunos de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe, que têm a chance de no Campus Rural compreender melhor o conteúdo da disciplina Mecanização Agrícola.

Campus Rural

Professor Thiago Lima
 De acordo com Thiago Lima que é Engenheiro Agrônomo e professor do curso de Engenharia Agrícola do Campus Rural, com o surgimento dos cursos das Ciências Agrárias na Universidade Federal de Sergipe, houve a necessidade de abrir um campus experimental já que os cursos são práticos, e em parceria com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) houve a doação do terreno que é do Ministério da Educação para que se instalasse o Campus Rural, com uma área de 181 hectares sendo 70% de sua área de reserva.
 Hoje o Campus Rural da UFS está situado no povoado Timbó, interior de São Cristóvão, onde abriga os materiais utilizados nas aulas, por alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA). O CCA abrange os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária e Zootecnia. Neste Campus os alunos tem a oportunidade de terem aulas práticas e elaborarem projetos de pesquisas dos respectivos cursos.
Na visão do Professor Thiago Lima, os cursos das Agrárias deveriam ter todas as aulas no Campus Rural, porque logo depois que os alunos vêem a teoria, eles deveriam ir praticar, ressaltando que o Campus Rural é de fundamental importância para formar profissionais qualificados e estas aulas são importantes porque quando os alunos forem para o mercado de trabalho já terão noção de como manusear os equipamentos. “Não existe hoje aluno bem qualificado para o mercado de trabalho sem as aulas praticas”, disse.
Estação agrometereológica
Ainda de acordo com Thiago, o Campus conta com diversos equipamentos que são utilizados por alunos e professores em aulas ou em seus projetos de pesquisa que são desenvolvidos no Campus, entre estes equipamentos está uma estação agrometereológica de ponta. O Campus conta com segurança e funcionários terceirizados que auxiliam professores e alunos nas práticas, o professor ainda reclama da falta de estrutura do local que não tem espaço suficiente para guardar todos os materiais existentes que acabam ficando expostos ao sol e a chuva e que futuramente terão problema de funcionamento por conta desta exposição.

Aula Prática do Curso de Zootecnia

Para o professor Silvestre Rodrigues, que leciona a disciplina Mecanização Agrícola, “as aulas práticas são de fundamental importância para a formação dos universitários porque existem aulas que os alunos não iriam aprender só na teoria em sala, só com a aula do professor. No Campus Rural com as aulas práticas a participação e a interação dos alunos é bem maior e a compreensão também fica mais fácil”. Ainda de acordo com ele, conciliar teoria e prática é fundamental por que acaba sendo mais real, os alunos vendo na teoria e depois indo para praticar, e pelo fato de que o mercado exige que tenham o conhecimento para quando chegarem ao exercícios de suas funções  já conhecerem a realidade. Silvestre ainda fala que tem conteúdos que são impossíveis de passar só na teoria e que tem que ser lecionados em aulas práticas.
Aula prática de Mecanização Agrícola
Marcos Felipe Santos, aluno do curso de Zootecnia, diz que pôr em prática o que aprende em sala de aula é extremamente importante para os alunos do curso e para todos que fazem parte das Agrárias porque estão aprendendo a fazer o manuseio dos equipamentos, e futuramente estarão utilizando todo este conhecimento tanto no mercado de trabalho como também para beneficio próprio. “Porque se eu sei manusear determinadas máquinas, eu não preciso pagar um profissional para fazer o trabalho, eu mesmo irei fazer”, diz. Acrescenta que se sente muito bem preparado e confiante para enfrentar o mercado de trabalho.
Luiz Paulo Souza aluno do curso de Zootecnia relata que as aulas práticas são importantes porque dão uma noção da realidade do que irão viver no dia-a-dia da profissão. Ele ressalta que se sente mais preparado para enfrentar o mercado de trabalho, por que as aulas possibilitam agir de forma mais precisa para solucionar determinadas questões que possam surgir no cotidiano.
Hoje, com o mercado de trabalho cada vez mais aquecido e com tantos profissionais bem qualificados, as exigências aumentam sobre os novos candidatos que estão iniciando sua vida profissional, que muitas vezes acabaram de se formar, e são mais exigidos pelo mercado de trabalho. Com isso está bem preparado é fundamental para se fixar no mercado como um profissional bem sucedido.

Texto: Samara Pedral
Edição: Regiane Sá






Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010