Brechó entre universitários promove desapego material

sábado, 13 de abril de 2013

Final de semestre é sinônimo de correria. Mas isso não impediu que, na sexta-feira, 12 de abril, estudantes e professores fossem até o Departamento de Biologia do Campus de São Cristóvão com caixas e mochilas para participar do I Brechó de Troca da UFS. Para muitos, essa foi a oportunidade de se desfazer daquele pertence que estava em desuso há um bom tempo.

(Foto: Saullo d'Anunciação)

O Brechó, divulgado através das redes sociaisfoi preparado por 4 colegas do departamento de Biologia, que se inspiraram em iniciativas do gênero realizadas em outros estados. “Eu morava em Porto Alegre e uma loja de lá organizou uma feira de troca. Achei interessante. Vim pra cá e trouxe a ideia”, contou Érika Sousa, que com suas amigas Tayara Chagas, Maiara Araújo e Wilcilene Aragão elaborou o brechó.

Promover o desapego e proporcionar a interação entre alunos e professores foram as bases do evento, cuja simples regra era não envolver dinheiro nas transações: ou troca ou doa. Utensílios de toda sorte estavam dispostos em mesas e esteiras ou pendurados em galhos de árvores, prontos para permuta.

Edilson Divino, professor de Genética do Departamento de Biologia, cumpriu as expectativas das organizadoras. Ele tinha o objetivo de não acumular aquilo que não usava. “Se até o final da feira eu não conseguir trocar nada, dôo. Não quero voltar para casa com isso”, contou, apontando para sua variada mesa que dispunha de CDs intactos a uma câmera fotográfica subaquática. Inclusive, a máquina que fotografa debaixo d’água foi das peças que mais atraiu John Max, estudante de Museologia e colecionador de LPs, que acabou ficando com aparelho. “Troquei por um dos discos. Mas ainda nem sei como usá-la”, disse em tom de confissão enquanto examinava o utensílio.

O público foi predominantemente feminino e Luciana Milani, estudante de Relações Internacionais, ilustrava o perfil das demais. “Trouxe umas roupas e bijuterias que não usava mais. Inicialmente quero trocar, mas se não tiver nada que me interesse, passo adiante”.

O Brechó acabou no fim da tarde e cada pessoa trocou em média 5 peças – algumas até mais que isso. Entre participantes e curiosos, visitaram o evento cerca de 70 pessoas. O sucesso do evento estimulou as organizadoras a projetarem outra edição, maior e prevista para o mês de junho.

Repórter: Saullo d' Anunciação
Edição: Victor França

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010