Os Centros e
Formação de Condutores (CFCs) têm até o dia 1º de julho para requisitar o
cadastramento e regularizar o curso de capacitação para motofretistas e
mototaxistas. Entre as principais exigências estão as pistas de pilotagem, com
diferentes terrenos e percursos.
O presidente do Sinpase, José Alberto dos Santos Silva. |
Para
o presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas do Estado de Sergipe
(Sinpase), José Alberto Santos Silva, os cursos tem a importância de reeducar
os profissionais que trabalham com motos. “Tudo que vier para melhoria dos
profissionais é bem-vindo, é uma forma de reeducar e requalificar”, acredita.
“Esperamos que
eles tenham um bom proveito deste curso que é válido e tentem levar isso para o
resto da sua vida, dirigindo com responsabilidade”, completa. Por enquanto,
apenas uma autoescola está habilitada para realizar o curso, mas o presidente
do Sinpase garante que muitas outras já estão em fase de adequação do espaço
físico para poder ministrá-lo.
O
Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) vai exigir a
preparação de vários tipos de terrenos e pistas para a realização do curso.
Serão necessárias pistas de concreto armado, com piso de saibro compactado
(macadame), caixa de piçarra (solta) com proteção lateral e caixa de brita com
proteção lateral. A lista completa com especificações pode ser encontrada no
site do Detran/SE.
Fiscalização
Também
a partir do dia 1º de julho, o curso começará a ser exigido dos mototaxistas e
motofretistas e quem ainda não o tiver, sofrerá as penalidades de uma infração
de trânsito. Mas as fiscalizações não observarão apenas isso, desde o mês de
março, alguns itens considerados obrigatórios pelo Conselho Nacional de
Trânsito (Contran) já estão sendo cobrados, são eles o colete refletivo, antena
“corta pipa”, “mata cachorro” e o baú para as motocicletas.
Infográfico: Gabriela de la Vega |
De
acordo com a tenente Manuela, subcomandante da Companhia de Policiamento de
Trânsito (Cptran) – órgão responsável pela fiscalização dos mototaxistas e
motofretistas, os itens de segurança são de grande importância para evitar
graves acidentes de trânsito. “Motocicletas estão transportando vidas e não estão muito fixas no chão, muitas vezes quando há acidentes são danos físicos irreversíveis.
No caso dos motofretistas, por exemplo, se algum objeto cai da moto pode causar
dano para outros motoristas, por isso a importância do baú”, afirma.
A
tenente lembra ainda que a Cptran só realiza a fiscalização das
obrigatoriedades para mototaxistas cadastrados nas prefeituras das suas
cidades. O órgão estava, a princípio, realizando blitzes educativas, mas hoje o
caráter já é repreensivo, e a falta de um dos equipamentos obrigatórios já pode
ser penalizada.
Edição: Josenildo Guerra
Texto: Pedro Rocha
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