Com o fechamento do Resun, estudantes pagam caro

terça-feira, 9 de abril de 2013



Com o fechamento do Restaurante Universitário (Resun) para obras, desde o ano passado, muitos estudantes têm que recorrer aos restaurantes localizados nas proximidades da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para fazer suas refeições. Uma alternativa que não agrada a maior parte destes estudantes. “É muito ruim, pois eu tenho que gastar mais que o triplo e não tenho condições”, lamenta a estudante Michele Silva, que precisa almoçar todos os dias fora de casa.

Para suprir a demanda dos órfãos do Resun, os restaurantes do Rosa Elze investiram e estão obtendo retorno com o aumento dos clientes, o restaurante do Senhor Antônio, por exemplo, passou usar 45 kg de arroz e 20 kg de carne, o dobro do que era usado antes da desativação do Restaurante Universitário. Para nós é bom, pois o lucro é muito maior do que quando o Resun funcionava, mas eu não fico completamente feliz, pois sei que os estudantes sofrem com isso”, relatou Antônio Plácido, proprietário de restaurante na localidade. Por falar em aumento, a Dona Valdereis Silva precisou ampliar seu estabelecimento por conta da alta procura dos estudantes. “O antigo espaço não estava dando conta de tanta gente.”

Os estudantes se sentem prejudicados com essa situação, segundo a estudante Maíra Almeida, a falta do Resun afeta até no orçamento de outras contas“É lamentável, às vezes fico sem saber se uso o dinheiro para almoçar ou para pagar a passagem de ônibus.” Para explicar melhor, vamos aos números.

Há mais de 10 meses sem funcionar, o Restaurante da Universidade é assunto polêmico. Nas vidraças do local existem frases com cobranças e protestos, escritas pelos estudantes que, na melhor das hipóteses, gastam seis vezes mais do que pagariam se o Resun estivesse funcionando . Segundo o professor Rosalvo Ferreira, coordenador geral de Planejamento da Universidade Federal de Sergipe – Cogeplan, o novo prazo para a conclusão das obras dos restaurante, é até o mês de maio. 

Texto: Camila Ramos
Fotos e Infográfico: Gabriela de la Vega

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010