Escolas de Aracaju ainda não adotaram a disciplina de música

terça-feira, 9 de abril de 2013

Ensino passou a ser obrigatório desde 2012, mas até agora poucas instituições adotaram a disciplina.

(Imagem: Divulgação)

Desde 2012 todas as escolas públicas e particulares do Brasil devem incluir a disciplina de música em suas grades curriculares. A obrigatoriedade veio com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, onde determina que a disciplina de música deva ser obrigatória no decorrer do ensino Básico dos estudantes, mas essa não é a realidade das escolas públicas do Estado.

Uma disciplina importantíssima que contribui para a formação integral e intelectual do indivíduo, revelando os seus valores culturais, difundindo a sociabilidade e a expressão, está sendo ignorada pelos representantes da educação básica do Estado. Desde quando a lei foi sancionada as turmas de ensino fundamental e médio, deveriam complementar a sua grande curricular com elementos artísticos, mas esses benefícios não estão sendo desfrutados por todos os estudantes.

O Blog Contexto Online entrou em contato com algumas escolas públicas da capital e verificou que, mesmo após cinco anos da divulgação da Lei, várias instituições ainda continuam sem estrutura ou conhecimento da obrigatoriedade da disciplina e sua importância para os estudantes que fazem uso dela, mostrando o total despreparo para oferecer esse tipo de ensino.

(Foto: André Moreira/PMA)
Realidade

Segundo a coordenadora do Colégio Presidente Vargas, Josefa Menezes, não existe nenhuma disciplina de música no momento, mas as medidas estão sendo tomadas para atender todos os alunos. “Não temos nenhuma disciplina de música na nossa escola, mas desde o ano passado, a escola vem produzindo um projeto que visa criar um coral formado por crianças e adicionar a disciplina de música na grade curricular do colégio” coloca a coordenadora.

De acordo com a educadora do Colégio Ministro Barreto Sobral, Roseli Oliveira Souza, não se tem uma disciplina especifica de música, mas sim projetos de inclusão de artes que já estão contidas elementos musicais. “Nós somos de escola fundamental, mas temos projetos que estimulam a música e atividades artísticas, tanto que nós incentivamos atividades lúdicas, musicais e danças que remetem a arte e a música cultural do nosso Estado”, comenta Roseli.

Alunos e Professores

A estudante da Escola Monsenhor João Moreira Lima, Angélica Carvalho, destaca que adoraria ter aula de música na sua escola, mas que essa realidade não é vista por lá. “Infelizmente não tenho aula de música em minha escola, mas espero que algum dia possa desfrutar dessa disciplina, já que adoro música e imagino ser uma aula bem divertida”, enfatiza a estudante.

A pedagoga da Escola Professor João Douglas de Souza, Carmem Teixeira, coloca que mesmo a sua escola não tendo a música na grade curricular, ela se esforça para que todos os estudantes possam ter uma noção do que seria a disciplina. “Nós nos adaptamos e por isso tento da melhor maneira, poder passar para as crianças a grande diversidade de nossa cultura musical. Cantigas lúdicas, histórias e tudo que possa fazer parte para incentivar neles o valor da cultura e da música no nosso Estado. É um trabalho revigorante”, esclarece a professora.
Estado e Município

A equipe do Blog Contexto Online tentou por diversas vezes entrar em contato com os representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Secretaria Municipal da Educação (Semed), mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos respostas sobre essa questão.

Repórter: Roseli Silva
Edição: Silas Brito

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