Caju confeccionado pela artista plástica Gabriela Etinger (Foto: Maria Beatriz Campos) |
Fábio Sampaio (Foto: Fotografia UFS) |
Está aberta a 3ª edição
do Projeto Caju na Rua, que leva a arte contemporânea para pontos estratégicos
de
Aracaju. É uma oportunidade de apreciar a arte em meio ao caos de um grande
centro urbano. “O projeto trabalha na linha do pertencimento, reconhecimento de
algo muito familiar e intrínseco na cultura Sergipana, por esse motivo é que
percebemos o entusiasmo e a felicidade tanto do cidadão aracajuano, quanto dos
visitantes com o projeto”, conta Fábio Sampaio, idealizador do projeto.
O caju, por ser o símbolo
da capital, foi escolhido para representar a exposição a céu aberto e para
apresentar grandes nomes da arte contemporânea do Estado. “Inicialmente a ideia
era realizar em Aracaju um evento de artes plásticas de grande porte, que
pudesse ser visto por um número maior de pessoas. O projeto foi pensado em 2002,
a partir do sucesso do cow parade- uma
exposição de artes públicas que ficou famosa em diversos países, procurando
adaptá-lo para a realidade aracajuana, utilizando o seu símbolo máximo, o caju.
Em 2009, iniciou-se junto à Agência Voz a produção e capitação dos recursos
necessários para o desenvolvimento projeto, e em 2011 ganhou as ruas da
cidade”, explica o artista plástico Fábio Sampaio.
Gabriela Etinger, artista plástica (Foto: Vimeo) |
As obras são
confeccionadas em fibra de vidro e pintadas com esmalte à base d’água e
finalizadas com verniz, para conseguir resistir à ação da chuva e do sol forte
por até dois anos. A cada ano uma nova edição é aberta e as obras são trocadas
por novos cajus, pintados por outros artistas plásticos sergipanos, já que o
projeto foi pensado como uma grande intervenção urbana e uma grande
oportunidade para que os artistas locais, novos ou consagrados, pudessem
mostrar a sua arte em uma grande exposição ao ar livre.
Os Cajus estão em
pontos estratégicos da capital e permitem uma maior aproximação entre a
população e a arte contemporânea do estado de Sergipe, atraindo olhares de
moradores e turistas. “É um projeto que exalta a sergipanidade, unindo as cores
e o caju, que é o símbolo máximo da nossa capital. É interessante passar por
ruas movimentadas, nos horários de pico, e se deparar com esse pedaço da
cultura sergipana”, conta a analista de sistemas Emanuela Oliveira.
Caju no Mercado (Foto: Fotografia UFS) |
A abertura do edital da
3ª edição do Projeto está prevista para o dia 3 de abril, segundo Fábio
Sampaio. A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de
Serviços Urbanos (Emsurb) e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo
(Funcaju), é um dos grandes incentivadores do Projeto. Atualmente, ela
patrocina 10, dos 11 cajus que estão espalhados pela cidade. Com base nos dois
últimos editais publicados, todo artista pode enviar até dois trabalhos para a
avaliação, mas só um poderá ser selecionado. O critério de avaliação é a junção
da qualidade e criatividade na obra. O tema é livre, porém não serão aceitos
trabalhos com temas religiosos, políticos, com alusão a times de futebol, de
natureza sexual ou que apresentem qualquer logomarcas de empresas. As obras
serão selecionadas por uma comissão especializada constituída por
representantes do Projeto Caju na Rua, Prefeitura Municipal de Aracaju, Fórum
Permanente de Artes Visuais de Sergipe e um jornalista.
Reportagem: Maria Beatriz Campos
Edição: Camila Ramos
Nenhum comentário:
Postar um comentário