Começa a 3° edição do Projeto Caju na Rua

domingo, 21 de abril de 2013

Caju confeccionado pela artista plástica Gabriela Etinger (Foto: Maria Beatriz Campos)

Fábio Sampaio (Foto: Fotografia UFS)
Está aberta a 3ª edição do Projeto Caju na Rua, que leva a arte contemporânea para pontos estratégicos de 
Aracaju. É uma oportunidade de apreciar a arte em meio ao caos de um grande centro urbano. “O projeto trabalha na linha do pertencimento, reconhecimento de algo muito familiar e intrínseco na cultura Sergipana, por esse motivo é que percebemos o entusiasmo e a felicidade tanto do cidadão aracajuano, quanto dos visitantes com o projeto”, conta Fábio Sampaio, idealizador do projeto.

O caju, por ser o símbolo da capital, foi escolhido para representar a exposição a céu aberto e para apresentar grandes nomes da arte contemporânea do Estado. “Inicialmente a ideia era realizar em Aracaju um evento de artes plásticas de grande porte, que pudesse ser visto por um número maior de pessoas. O projeto foi pensado em 2002, a partir do sucesso do cow parade- uma exposição de artes públicas que ficou famosa em diversos países, procurando adaptá-lo para a realidade aracajuana, utilizando o seu símbolo máximo, o caju. Em 2009, iniciou-se junto à Agência Voz a produção e capitação dos recursos necessários para o desenvolvimento projeto, e em 2011 ganhou as ruas da cidade”,               explica o artista plástico Fábio Sampaio.

Gabriela Etinger, artista plástica  (Foto: Vimeo)
As obras são confeccionadas em fibra de vidro e pintadas com esmalte à base d’água e finalizadas com verniz, para conseguir resistir à ação da chuva e do sol forte por até dois anos. A cada ano uma nova edição é aberta e as obras são trocadas por novos cajus, pintados por outros artistas plásticos sergipanos, já que o projeto foi pensado como uma grande intervenção urbana e uma grande oportunidade para que os artistas locais, novos ou consagrados, pudessem mostrar a sua arte em uma grande exposição ao ar livre.


Os Cajus estão em pontos estratégicos da capital e permitem uma maior aproximação entre a população e a arte contemporânea do estado de Sergipe, atraindo olhares de moradores e turistas. “É um projeto que exalta a sergipanidade, unindo as cores e o caju, que é o símbolo máximo da nossa capital. É interessante passar por ruas movimentadas, nos horários de pico, e se deparar com esse pedaço da cultura sergipana”, conta a analista de sistemas Emanuela Oliveira.
Caju no Mercado (Foto: Fotografia UFS)



A abertura do edital da 3ª edição do Projeto está prevista para o dia 3 de abril, segundo Fábio Sampaio. A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), é um dos grandes incentivadores do Projeto. Atualmente, ela patrocina 10, dos 11 cajus que estão espalhados pela cidade. Com base nos dois últimos editais publicados, todo artista pode enviar até dois trabalhos para a avaliação, mas só um poderá ser selecionado. O critério de avaliação é a junção da qualidade e criatividade na obra. O tema é livre, porém não serão aceitos trabalhos com temas religiosos, políticos, com alusão a times de futebol, de natureza sexual ou que apresentem qualquer logomarcas de empresas. As obras serão selecionadas por uma comissão especializada constituída por representantes do Projeto Caju na Rua, Prefeitura Municipal de Aracaju, Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe e um jornalista.


Reportagem: Maria Beatriz Campos
Edição: Camila Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010