Programa de Residência da UFS cresceu, mas não atende a todos

quinta-feira, 4 de abril de 2013

 Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, número de vagas ainda é insuficiente para o total de inscritos.

Foram disponibilizadas para 2013, 255 vagas para a bolsa residência e bolsa trabalho, programas de assistência estudantil voltados para estudantes que vivem em situação de vulnerabilidade social. O período de inscrições foi até o dia 19 de março. Apesar do crescimento de 132% entre os anos de 2004 e 2011 em relação ao número de residentes, o  programa ainda não garante o acesso universal dos candidatos.

Ao todo foram 1337 inscritos, entre eles a estudante de Ciências Econômicas, Adinésia Lima. Ela, que é de Estância, mas mora com os tios em Nossa Senhora do Socorro, está entre os 276 candidatos que disputam uma das 155 vagas no Programa de Residência Universitária. Como o número de vagas é insuficiente, alguns estudantes selecionados formarão cadastro de reserva e serão convocados quando houver disponibilidade de vaga.
 
Andréa Moreira, assistente social. (Foto: Leonardo Vasconcelos)
A assistente social Andréa Moreira explica que “a residência é para pessoas que moram no interior do estado ou em outros estados. Se morar aqui próximo até pode se inscrever, mas não vai conseguir”, diz.

Atualmente são 89 residências em Sergipe e aproximadamente 712 alunos atendidos pelo programa, dos quais 526 estão em São Cristóvão, distribuídos em 65 residências, com uma média de 8,09 estudantes por residência. Para aqueles que estudam nos campi do interior a média é menor: 7,75. Os dados são aproximados porque não é possível precisar o número de estudantes que participam do programa, em função da rotatividade no ingresso e saída de residentes. A expectativa, no entanto, é que haja aumento do número de residências em 2013.

Com o crescimento de 132% do número de residentes houve também aumento do número de residências. Em 2004 eram 20 e, em 2011, 59, o que representa um crescimento de 195%.


Reportagem: Leonardo Vasconcelos
Edição: Luciana Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Contexto Online | by TNB ©2010